fbpx

Descubra como a IIoT pode beneficiar a sua fábrica

Descubra como a IIoT pode beneficiar a sua fábrica

A IIoT (Industrial Internet of Things) fornece uma infinidade de benefícios em todos os pontos do processo industrial.

A IIoT (Industrial Internet of Things) é a versão industrial da IoT (Internet of Things). Caso ainda não tenha lido, recomendamos que clique aqui e leia este post para saber mais detalhes sobre a IIoT e como ela pode ser aplicada na sua indústria. Aqui neste post, focaremos mais especificamente em seus benefícios na produção, manutenção, segurança e logística da sua fábrica. CONFIRA!

PRODUÇÃO

O modelo de produção enxuta (ou Lean Manufacturing) é o que mais se adequa ao contexto da Indústria 4.0. De fato, ele é um requisito básico para adentrar no mundo da quarta revolução industrial. Esse modelo estabelece uma produção puxada pelo cliente, determinada pela demanda imediata. Ou seja, é justamente o contrário da velha linha de produção que fabrica sem parar e, em seguida, “empurra” os produtos feitos em massa para os consumidores.

Resumidamente, a produção enxuta elimina a necessidade de produzir em massa. Da mesma forma, acaba com a obrigação de ter sempre um grande estoque à disposição dos clientes. Isso, basicamente, significa redução nos custos de produção e nos desperdícios de energia e matéria prima.

Nesse sentido, os processos automáticos e uma base repleta de dados úteis são fundamentais para entender a demanda e produzir apenas o necessário. Isso é possível com a Internet das Coisas aplicada na indústria.

Sem dúvida, a IIoT permite uma linha de produção mais rápida, eficiente e autônoma. Tudo isso, a partir da coleta de informações e integração dos processos.

De fato, com a IIoT, cada etapa dos processos industriais gera dados que são acompanhados por uma central. Dessa forma, o responsável consegue identificar rapidamente possíveis gargalos e deficiências, economizando tempo, além de outros recursos valiosos.

Além disso, para completar, esses dados também podem ser utilizados para o aprendizado das máquinas. Sem dúvida, isso pode ser muito útil no controle da produção em si e também na manutenção, como você verá no tópico seguinte.

Internet das Coisas na Indústria Dados
Acompanhamento de dados de produção interconectados e em tempo real

MANUTENÇÃO

As informações coletadas pelos sensores são valiosíssimas na manutenção dos equipamentos industriais. Dessa forma, a Internet das Coisas propicia melhores condições de monitoramento, o que facilita a realização da manutenção preditiva.

Uma das grandes vantagens da Internet das Coisas é a possibilidade de realizar um acompanhamento em tempo real de uma série de dados do equipamento, o que permite reduzir significativamente a probabilidade de falhas. Além disso, graças a Internet das Coisas, ainda é possível fazer com que o próprio sistema avise sobre as possíveis falhas, fornecendo subsídios para que elas sejam corrigidas antecipadamente. Mais do que isso, o sistema pode até mesmo enviar alertas para o setor de compras, no intuito de programar a aquisição de insumos para um eventual reparo.

Por fim, se combinada com Machine Learning, as próprias máquinas podem aprender a trabalhar de forma a evitar paradas inesperadas. Por exemplo, reduzindo automaticamente a carga de trabalho de um equipamento sobrecarregado.

Da mesma forma, é possível “ensinar a máquina” a usar as informações colhidas para prever certas situações, como chuva ou calor intenso, agindo automaticamente para evitar problemas ou situações inadequadas.

SEGURANÇA

Certamente, a segurança é uma das maiores preocupações quando falamos em equipamentos conectados. Apesar disso, é preciso ter em mente que a Internet das Coisas é mais um fator de segurança do que de vulnerabilidade. Afinal, a tecnologia conta com uma série de recursos de proteções como: firewall, antivírus, criptografia, autenticação, entre outros. Tudo isso, mais do que suficiente para bloquear pessoas mal-intencionadas e ainda por cima, mais eficaz que apenas manter redes internas.

Por fim, o sistema é capaz de registrar cada acesso. Uma ferramenta muito útil já que o administrador da rede sempre saberá o que, quando e por quem ela foi acessada. Portanto, tornando muito improvável que uma ação mal intencionada, como o vazamento de informações, passe despercebido.

Internet das Coisas na Indústria Logística
Um sistema prático de controle de estoque mantém o dinamismo da indústria

LOGÍSTICA

Outro setor beneficiado pela IIoT é a logística. Afinal, em posse de informações é possível acompanhar e gerenciar em tempo real uma série de processos. Por exemplo, é possível programar a entrega de matérias primas e dimensionar a produção de acordo com este dado.

Além disso, é possível se integrar ao setor produtivo, implantando estoques inteligentes, com compras automáticas de materiais sempre que necessário.

Da mesma forma, o setor produtivo pode informar automaticamente a logística sobre quanto e quando será entregue determinado produto. Desse modo, fica mais fácil preparar o despacho.

Fonte: Ploomes

Abril - O mês do conhecimento na DJP

Em abril, a DJP está empenhada em compartilhar o máximo possível de conhecimento com você CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS ARTIGOS ESPECIAIS SOBRE A INDÚSTRIA!

Sobre o autor

DJP Automação
DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Open chat
Estamos à disposição!
Olá! Estamos aqui, precisando é só chamar...
Powered by