fbpx

O 5G na indústria

O 5G na indústria

O uso do 5G na indústria pode fazer uma grande diferença. Afinal, essa tecnologia está diretamente relacionada à importantes avanços da Indústria 4.0.

O 5G na indústria: já ouviu falar? Esse é um tema fundamental, já que a conexão e a troca de informações são as bases da Indústria 4.0. Nesse sentido, a adoção do 5G faz toda a diferença. Sem dúvida, essa tecnologia, que vem sendo muito discutida nos últimos meses, é essencial para dar vazão a um grande volume de dados gerados pelas cada vez mais utilizadas redes industriais. Mas, afinal, o que é o 5G e quais de fato são suas aplicações na indústria? Essa e outras perguntas respondemos nas linhas abaixo!

11 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O 5G

1. O que é o 5G?


O 5G nada mais é que a quinta geração da internet móvel. Assim sendo, funciona de maneira semelhante ao 4G, porém, aproveita melhor o espectro de rádio. Desse modo, permite, entre outras coisas, que muitos aparelhos se conectem a uma rede móvel ao mesmo tempo, com maior velocidade e menor latência.


2. Por que o 5G promete transformar o mundo?


O 5G permitirá às pessoas se manterem conectadas, praticamente sem restrições de local ou velocidade. Além disso, espera-se que o 5G impulsione a Internet das Coisas, uma vez que permitirá que objetos de todos os tipos se mantenham conectados, processando e enviando informações o tempo todo.


3. Quais as diferenças do 5G para o 4G?


Basicamente, o 5G prioriza o tráfego de dados, enquanto as gerações anteriores priorizavam o tráfego de voz. Isso proporciona uma rede de dados mais rápida e estável.


4. Quais as vantagens em usar o 5G?


Maior velocidade para downloads e uploads, cobertura muito mais ampla e conexões mais estáveis. Além disso, com o tempo, é possível que proporcione também maior eficiência energética.


5. Como está a situação do 5G no Brasil?


Se tudo der certo, o leilão do 5G no Brasil deve acontecer somente em meados de 2021. Apesar disso, algumas operadoras já lançaram experiências em alguns pontos de oito capitais brasileiras.


6. O 5G está relacionado à Indústria 4.0?


Com toda a certeza sim. Considerando que a indústria 4.0 consiste resumidamente na coleta, análise e transmissão de dados, a tecnologia 5G afeta-a diretamente. Sendo assim, o 5G tem tudo a ver, principalmente, com a Internet Industrial das Coisas, clique aqui e leia mais sobre o tema.


7. Como o 5G se aplica à indústria?


Primeiramente, o 5G proporciona uma grande evolução nos sistemas de IIoT (Internet Industrial das Coisas), facilitando a conectividade das máquinas e aumentando a velocidade e segurança na troca de dados. Além disso, possibilita também novas formas de interação, o que facilita, por exemplo, o uso da inteligência artificial para tomadas de decisões.


8. Quais as vantagens do 5G para a indústria?


Sem dúvida, com o tempo as máquinas industriais tendem a ficar cada vez mais conectadas entre si. Nesse sentido, quem não adotar as tecnologias ligadas à Indústria 4.0 tende a ficar para trás, perdendo competitividade. Sendo assim, num cenário onde muitas indústrias estarão conectadas ao mesmo tempo, há a exigência por uma rede poderosa e uma infraestrutura apropriada. Dessa forma, a mudança para a tecnologia 5G é essencial para garantir a adoção e o correto funcionamento dessas novas tecnologias num cenário de Indústria 4.0.


9. Quais as diferenças das redes industriais atuais para as redes 5G?


Em suma, como falamos, a velocidade e a latência melhoram substancialmente com a tecnologia 5G. Porém, além disso, a principal diferença é que as atuais redes ethernet exigem o uso de uma boa quantidade de cabos. Em contrapartida, o 5G oferece uma conexão sem fio de altíssima qualidade. Ou seja, o 5G permite otimizar os espaços físicos dentro das fábricas.


10. Como fica a segurança da informação no 5G?


Em resumo, podemos afirmar que os riscos no uso do 5G são os mesmos do 4G. Porém, mais pessoas e objetos conectados à internet possibilitam mais oportunidade para os cyber delinquentes. Sendo assim, os cuidados com a segurança das redes devem ganhar ainda mais destaque. Recentemente, a União Europeia estabeleceu uma série de medidas e instrumentos para tal, espera-se que tais medidas sejam replicadas no resto do mundo.


11. Quais são os desafios para o uso do 5G na Indústria brasileira?


Ainda hoje, muitas máquinas utilizadas pelas indústrias brasileiras não são sequer preparadas para se conectar às redes convencionais. Por isso, é preciso pensar com calma e falar com uma EQUIPE DE ESPECIALISTAS para saber qual é a melhor opção para se preparar para quando o 5G chegar. Além disso, a estrutura física da rede nacional ainda é um grande desafio para que o sistema funcione adequadamente nas indústrias. Nesse sentido — para se ter uma ideia da importância estratégica que está sendo dada para o 5G na indústria — na Europa, já foi definido que haverá uma reserva de frequência 5G exclusiva para aplicações industriais.

A DJP é Distribuidora Autorizada WAGO e Balluff, ambas empresas que oferecem soluções pioneiras e inovadoras no contexto da Internet Industrial das Coisas e das redes industriais. Fale agora mesmo com a EQUIPE DE ESPECIALISTAS DA DJP e saiba mais, clique aqui para entrar em contato diretamente pelo WhatsApp ou aqui para ver outras formas de contato.

Fonte: A Voz da Indústria

Sobre o autor

DJP Automação
DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Open chat
Estamos à disposição!
Olá! Estamos aqui, precisando é só chamar...
Powered by