Como era o mundo no ano 2000, quando a DJP nasceu

Como era o mundo no ano 2000, quando a DJP nasceu

Você já parou para pensar como era o mundo no ano 2000? Sem dúvida o primeiro ano do milênio, ano em que a DJP nasceu, foi um período muito marcante em todos os sentidos.

Pense bem, desde 2000, por quantas mudanças tecnológicas a DJP já passou e quantas crises mundiais suportou para chegar até aqui? Pois é, isso tudo ajudou a moldar o que somos hoje: uma empresa sólida e confiável, que oferece sempre tecnologias de ponta em automação industrial.

Nossa história começou há exatos 20 anos, no incrível ano 2000. Naquela época muita coisa aconteceu do ponto de vista tecnológico e social, mas você se lembra de como eram as coisa naquele longínquo ano? No momento em que completamos 20 anos, vamos relembrar como era o mundo no ano 2000, o ano em que nascemos!

NASCE A DJP

A virada para o ano 2000 ficou marcada como a virada do milênio. De fato, por si só, isso já denota profundas mudanças. Imagine… O ano 2000 havia chegado e, com ele, não poderia deixar de vir à mente das pessoas associações com filmes de ficção científica, daqueles que mostram sociedades futuristas e tudo mais. Pelo menos do ponto de vista da automação industrial, isso se fez real. Afinal, a partir dali o uso da robótica e inteligência artificial ganhou força nas indústria convergindo, 20 anos depois, no que vem a ser a Quarta Revolução Industrial. Foi nesse contexto que a DJP foi fundada. Assim sendo, inspirado pelo espírito de mudança daquele ano e aproveitando toda a sua experiência em pneumática, Dirceu Pivovar decidiu olhar para o futuro. Começou então a construir uma empresa inovadora não só nas soluções fornecidas, mas também na forma de atender os clientes, LEIA MAIS AQUI.

COMO ERA O MUNDO NO ANO 2000

Separamos alguns acontecimentos marcantes naquele ano, veja se você lembra!

TECNOLOGIA

Certamente, o milênio começou com grande expectativa e medo devido ao que ficou conhecido como BUG do milênio. Afinal, desde os anos 60, os computadores usavam calendários internos com dois dígitos. Por isso, achava-se que eles “entenderiam” a virada 99 para 00 como 1900, causando uma falha geral no sistema. A consequência disso seria um caos absoluto. E sabe o que aconteceu? Nada. Basicamente, a maioria dos sistemas já estava preparada para o fato, o que evitou todos os problemas.

CIÊNCIA

O ano 2000 ficou marcado na história da ciência por uma realização talvez mais importante até que a chegada do homem à Lua ou a descoberta dos antibióticos. Isso porque, em 26 de junho de 2000 (apenas 1 mês após a fundação da DJP) foi anunciada a conclusão do mapeamento do genoma humano. Tal feito levou a uma verdadeira revolução na medicina, abrindo portas para o desenvolvimento de novos tratamentos para doenças como câncer, mal de Alzheimer ou de Parkinson. Posteriormente, o feito exerceu grande influência no que hoje podemos chamar de medicina preditiva.

500 ANOS

2000 ficou marcado também pela comemoração dos 500 anos do Brasil. Nesse sentido, contou com muitas manifestações artísticas e culturais em todos os cantos do país durante todo o ano. Porém, ao chegar o dia 22 de abril, muitos dos festejos oficiais redundaram em fracasso. Por exemplo, a grande festa preparada pelo governo em Porto Seguro, local do desembarque dos primeiros portugueses, foi prejudicada pelo confronto entre manifestantes e policiais militares. Além disso, o símbolo maior da comemoração — uma réplica das caravelas de Cabral — literalmente naufragou. A embarcação, que custou R$ 500 mil sequer conseguiu zarpar de Salvador rumo a Porto Seguro e ficou adernada próxima ao porto de Vila Velha, no Espírito Santo. Nesse cenário todo, de uma coisa os mais velhos certamente irão se lembrar: daquela nota de 10 reais feita de plástico e com a imagem de Cabral. Aliás, na época, com 10 reais dava para comprar muito mais coisa que hoje em dia hein…

ESPORTES

Enquanto o futebol ia mal, com derrotas vergonhosas da Seleção nas eliminatórias e eliminação precoce nas olimpíadas, outros esportes se destacavam no país. O tenista Gustavo Kuerten, por exemplo, acabou o ano como o grande campeão mundial do tênis. O título da Masters Cup em dezembro garantiu o posto de número um do mundo para o brasileiro pela primeira vez na história.

Já na Fórmula 1, o tema da vitória voltou a tocar, pela primeira vez desde a época de Ayrton Senna, graças a vitória de Rubens Barrichello no Grande Prêmio da Alemanha.

ENTRETENIMENTO

Foi no ano 2000 que começou a febre dos reality shows no Brasil, quando a Rede Globo estreou o No Limite. Depois disso, esse formato ganhou força e — para alegria de uns e infelicidade de outros — persiste até hoje.

ECONOMIA

Após quase três anos de atraso, o Banespa foi finalmente privatizado em 20 de novembro, em leilão na Bolsa do Rio. O banco espanhol Santander arrematou o antigo banco paulista com lance de R$ 7,05 bilhões e passou de quinto para terceiro maior banco privado do país.

FIM DO CONCORDE

O Concorde começou seus voos comerciais em janeiro de 1976. Considerado um “milagre” tecnológico, ele era capaz de voar a 18 km de altura, algo que possibilitava, até mesmo, enxergar com clareza a curvatura da Terra. Além disso, ele chegava a incríveis 2.173 km/h, o que o tornava capaz de cruzar o Atlântico em apenas três horas e meia.

O fim da exploração comercial do Concorde se deu em razão do aumento dos custos de manutenção e do número cada vez menor de passageiros em seus voos, fruto das passagens cada vez mais caras. Porém, foi um acidente em 25 de julho de 2000 que precipitou o fim da aeronave, de forma fatídica. Apesar de ainda ter voado mais algumas vezes até 2003, o ano 2000 ficou marcado como o fim de uma era na aviação mundial.

ELEIÇÃO AMERICANA

A eleição presidencial que elegeu o republicano George W. Bush foi uma das mais conturbadas da história dos EUA. Com apenas 537 votos à frente do democrata Al Gore, Bush acabou vencendo após 36 dias de disputas judiciais e recontagens de votos.

BRAHMA E ANTARCTICA SE FUNDEM

Em 2000, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a fusão entre Brahma e Antarctica, antigas rivais do mercado cervejeiro no Brasil. Dessa forma, abriu caminho para o estabelecimento da AmBev (Companhia de Bebidas das Américas) como a terceira maior cervejaria do mundo na época.

E aí, lembra de mais alguma coisa? Que fato marcou o seu ano 2000? Conta pra gente nas nossas redes sociais!

Fonte

Sobre o autor

DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.