fbpx

Como ser uma indústria 4.0?

Como ser uma indústria 4.0?

Quer ser uma indústria 4.0? Ótimo… as tecnologias da quarta revolução industrial estão à sua disposição, inclusive por condições bastante vantajosas. CONFIRA!

Quando falamos em ser uma indústria 4.0 estamos falando basicamente em coletar, transportar, armazenar e interpretar os dados dos equipamentos industriais. Nesse sentido, em primeiro lugar, é fato que para ser uma indústria 4.0 é preciso ter a disponibilidade do máximo possível de dados relevantes em tempo real. Além disso, é claro, é necessário ter a capacidade de utilizar esses dados de maneira inteligente. Somente dessa forma, é possível convertê-los em maior produtividade, menos desperdício, redução dos custos de manutenção, entre outros benefícios.

Atualmente existem diversas soluções capazes de colocar a sua indústria nos rumos da quarta revolução industrial. Essas soluções estão longe de serem inalcançáveis. Na verdade, elas estão à sua inteira disposição, inclusive por condições bastante vantajosas.

Mas, como se tornar uma indústria 4.0?

Ao contrário do que muitos pensam, a indústria 4.0 está mais próxima do que se imagina. Da mesma forma, ela não é um bicho de sete cabeças, que exige a troca de todos os equipamentos da sua indústria e tudo mais. Longe disso… É perfeitamente possível agregar tecnologias da indústria 4.0 aos poucos, aproveitando o que você já possui na sua planta industrial. Para isso, é claro, é necessário contar com o apoio de profissionais capacitados, prontos para identificar e guiar você até a melhor solução. Além disso, obviamente, é fundamental optar por marcas de qualidade e visão de futuro.

Nesse sentido, é importante saber que marcas como Parker, Balluff e Wago são pioneiras quando o assunto é indústria 4.0. Com toda a certeza, as 3 dispõe de uma ampla gama de soluções ligadas à quarta revolução industrial. Só para que você tenha uma prova disso, abaixo citamos resumidamente o que cada uma dessas marcas tem a oferecer. Veja o que acha e fique à vontade para conversar conosco e ir mais a fundo nas possibilidades de modernizar a sua indústria.

Como ser uma indústria 4.0 - Balluff

Sensores Balluff

Se coletar e interpretar dados é a base da indústria 4.0, então a Balluff é solução ideal. Afinal, a empresa alemã é a que mais inova no desenvolvimento e a que possui a maior variedade de sensores e sistemas de identificação capazes de garantir a disponibilidade total desses dados. De fato, além de registrar, transportar e interpretar dados, os sensores e sistemas de identificação Balluff ainda são muito eficazes na transmissão das informações à sistemas de nível superior.

Sem dúvida, para que as soluções Balluff sejam aplicadas de forma correta e, mais do que isso, de forma customizada de acordo com a sua necessidade é preciso contar com o auxílio de profissionais com grande know-how na área.

VEJA AQUI TODAS AS SOLUÇÕES BALLUFF

Como ser uma indústria 4.0 - Wago

CLPs WAGO

Atualmente, muitas máquinas ainda funcionam como unidades fechadas. Entretanto, no contexto da indústria 4.0 é muito importante que, em algum momento, elas tenham a capacidade de encaminhar esses dados valiosos, interprendo-os e colocando alguma ação em prática em um nível muito mais integrado. O que sem dúvida, maximiza as vantagens da manufatura avançada (indústria 4.0).

De fato, além de coletar e interpretar dados, a indústria 4.0 tem tudo a ver com conectividade. Sendo assim, certamente a inserção da sua indústria na quarta revolução industrial irá requerer uma conexão em rede entre diferentes componentes, máquinas, instalações de produção etc. Por isso, é fundamental equipar sua máquina também nesse sentido.

Para tal, a Wago oferece, entre outras soluções, os Controladores PFC100. Tais controladores, agora incluem a linguagem MTConnect, o que facilita ainda mais a integração dos equipamentos.

VEJA ESTA E TODAS AS OUTRAS SOLUÇÕES WAGO

Como ser uma indústria 4.0 - Parker

Tecnologias Parker

A Parker foi uma das primeiras empresas a colocarem em prática os conceitos da indústria 4.0. Em todas as suas áreas de atuação, inclusive a pneumática, a Parker deixa aberta as oportunidades para integrar sistemas da indústria 4.0.

Além disso, a empresa possui soluções como o SensoNODE. Uma solução ideal para a manutenção preditiva que, acompanhado pelo software Voice of the Machine, permite diagnósticos locais em tempo real.

Por fim, mais do que produtos, a Parker — através da DJP — oferece também conhecimento. O Parker Education é o programa de treinamento da Parker que demonstra na prática os conceitos mais modernos em pneumática industrial. Isso, é claro, inclui a indústria 4.0. SAIBA MAIS.

VEJA TODAS AS SOLUÇÕES PARKER


Gostou? Não esqueça de compartilhar no Face e no Insta!

LEIA TAMBÉM: Por que 2020 é o ano da Indústria 4.0 no Brasil

Sobre o autor

DJP Automação
DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Open chat
Estamos à disposição!
Olá! Estamos aqui, precisando é só chamar...
Powered by