Expectativas para a Indústria 4.0 em 2021

Expectativas para a Indústria 4.0 em 2021

O que esperar da Indústria 4.0 em 2021? Está aí uma boa pergunta. Mas, uma coisa é certa, em 2020, apesar da crise (e talvez até por conta dela) a Indústria 4.0 finalmente avançou no país.

Em 2020, o impacto da covid-19 fez com que as indústrias brasileiras percebessem na marra a importância das tecnologias ligadas à Indústria 4.0. Afinal, diante de um cenário tão desafiador, ficou claro que apenas quem estiver preparado sobreviverá daqui para frente.

Por exemplo, a falta de insumos ocasionada pela pandemia escancarou a necessidade de reduzir os desperdícios. Da mesma forma, a queda na demanda e, consequentemente, na lucratividade, fez saltar aos olhos a necessidade de uma indústria mais eficiente. Por fim, a necessidade de reduzir os custos de manutenção evidenciou ainda mais a importância da manutenção preditiva.

Todas as questões citadas acima, se resolvem com tecnologias da Indústria 4.0. Por isso, no cenário de crise atual, quem já estava preparado largou na frente. Da mesma forma, deve colher os frutos no momento da recuperação. Por outro lado, quem ficou para trás deve sofrer bastante e provavelmente continuará enfrentando dificuldades mesmo quando as coisas melhorarem.

Seja como for, é preciso ficar atento ao que vem por aí. Nesse sentido, separamos algumas tendências da Indústria 4.0 para 2021.

Internet das Coisas (IoT)

A IoT ou IIoT já é largamente utilizada nas indústrias através dos sensores industriais como, por exemplo, os fornecidos pela Balluff. Para o próximo ano, espera-se maior velocidade e capacidade na interação e troca de informações, especialmente com a adoção do 5G. Da mesma forma, a expectativa é que seja dado um passo além, no sentido de surgirem cada vez mais soluções que possibilitem uma integração ainda maior e mais fácil entre os dispositivos IoT e soluções em inteligência artificial (IA). Desse modo, além coletar e analisar dados, a tendência é que as máquinas passem a ter cada vez mais a capacidade de interpretar informações e, a partir delas, tomarem decisões de forma autônoma.

Análise preditiva

Da mesma forma, a coleta de dados, juntamente com o uso do Big Data e da inteligência artificial devem elevar a manutenção preditiva a um novo patamar. Já que, desse modo, é possível identificar comportamentos fora dos padrões, correlaciona-los a diversas informações e, por fim, encontrar a melhor forma de resolver os problemas de modo 100% autônomo.

5G

Sem dúvida, o 5G é a grande sensação e incógnita para o próximo ano. Afinal, ao permitir a troca de dados sem latência e com maior velocidade, este recurso tem o poder de viabilizar a construção de um completo ecossistema de máquinas inteligentes. Apesar disso, ainda há muitas dúvidas sobre a implantação do 5G no Brasil. Aliás, fizemos um post sobre isso recentemente, CLIQUE AQUI para ler. Seja como for, sem dúvida, a tecnologia 5G é fundamental para o futuro da Indústria 4.0

Uso de robôs

Anteriormente, o uso de robôs parecia uma realidade possível só para grandes indústrias. No entanto, a tendência é que esse tipo de tecnologia se torne cada vez mais acessível, através do oferecimento de robôs mais compactos e fáceis de configurar.

Tecnologia 3D

A utilização de tecnologias 3D integradas aos equipamentos tem facilitado e barateado processos já há algum tempo. O mesmo acontece com as impressoras 3D, cada vez mais úteis e presentes nas plantas industriais. Nesse sentido, em 2021 o mercado desse tipo de solução deve continuar em expansão.

CONCLUSÃO

A Indústria 4.0 e suas tecnologias já não são mais novidades faz tempo. Desse modo, as soluções ligadas a ela estão bastante amadurecidas e consolidadas. Sendo assim, não há mais espaço para dúvidas, é preciso agir e dar uma passo além em direção à Quarta Revolução Industrial. Portanto, se você ainda não fez isso, faça o quanto antes. Nesse sentido, a EQUIPE DE ESPECIALISTAS DA DJP seguirá sempre à disposição para ajudar. CLIQUE AQUI para conversar pelo WhatsApp agora mesmo ou, se preferir, veja outras formas de entrar em contato. 

Sobre o autor

DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário