fbpx

O que é IO-Link e como ele pode aumentar a produtividade da sua indústria?

O que é IO-Link e como ele pode aumentar a produtividade da sua indústria?

O IO-Link é uma tecnologia cada vez mais comum nas indústrias modernas. De fato, ele exerce uma função primordial na troca de informações — característica fundamental na era da Indústria 4.0

Você já ouviu falar em IO-Link? Este componente importantíssimo exerce um papel cada vez mais importante na indústria moderna. Mas, você sabe o que é? Para que serve? Quais as vantagens em utiliza-lo? A gente explica…

O QUE É IO-LINK

Primeiramente, para simplificar, pense num computador antigo. Há alguns anos, era preciso vários tipos de cabos e entradas para conectar dispositivos a ele. Por exemplo, o mouse tinha uma entrada, o monitor outra, a impressora outras e assim vai. Sem dúvida, isso complicava e encarecia bastante o sistema, ao passo que exigia muito mais espaço e materiais. Porém, com o surgimento do USB essa necessidade simplesmente deixou de existir, facilitando demais as coisas. Ou seja, a partir do surgimento do USB quase todos os dispositivos passaram a poder ser ligados numa mesma entrada, com um mesmo tipo de cabo. O IO-Link é mais ou menos assim, afinal ele permite que diversos dispositivos diferentes dentro da indústria se conectem entre si e a rede de maneira simplificada.

Tecnicamente falando, o IO-Link é um módulo bidirecional, ponto a ponto e de curta distância que funciona a partir de um protocolo de rede padrão. Sendo assim, ele é usado na indústria com o objetivo de conectar sensores, atuadores e outros componentes importantes. CLIQUE AQUI e leia mais sobre os sistemas IO.

Enfim, dito isso, você já deve ter percebido que trata-se de algo que tem tudo a ver com a Indústria 4.0. Afinal, está diretamente relacionado ao fluxo de informações no chão de fábrica. De fato, o IO-Link é cada vez mais importante e, sem dúvida, tem a capacidade de aumentar consideravelmente a produtividade da sua indústria.

VANTAGENS

Sem dúvida, ao conectar sensores e atuadores o IO-Link permite detectar, monitorar e acionar uma série de processos, resultando em diversos benefícios:

  • Maior agilidade;
  • Menor custo de produção;
  • Economia na utilização de ativos;
  • Manutenção preditiva;
  • Menos tempo de setup;
  • Economia em longo prazo;
  • Diagnóstico abrangente do dispositivo até o nível de campo;
  • Maior flexibilidade na aplicação;
  • Redução nas paradas não programadas;
  • Melhora a eficiência nos processos;
  • Possibilita a comunicação remota entre componentes não atingíveis (IO-remoto).

IO-REMOTO

Os Sistemas IO-remoto tem como principal vantagem a possibilidade de expandir a conectividade para várias áreas da planta industrial. Podendo, assim, receber os dados e controlar as ações à distância.

Desse modo, o IO-remoto tem o poder de descentralizar o controle e o envio de informações pela fábrica.

Por fim, o IO-remoto ajuda a economizar em diversos pontos na instalação da planta industrial, como nos cabos por exemplo. Da mesma forma, reduz o esforço necessário para que o maquinário trabalhe adequadamente.

IO-LINK E IO-REMOTO

A associação do IO-Link com o IO-Remoto oferece a possibilidade de acessar componentes difíceis ou não atingíveis dentro da indústria.

A principal vantagem do uso do IO-Link nessas situações é que ele simplifica a comunicação entre o IO-Remoto e componentes até então não atingíveis, como sensores e pressostatos, só para exemplificar.

DÊ UM PASSO A FRENTE

Muitas indústrias brasileiras deixam de desfrutar desse tipo de tecnologia por desconhecimento, por achar caro e por pensar que esse tipo de coisa não é para o seu bico. No entanto, não fica caro investir em sistemas IO, principalmente se considerarmos seus benefícios. O IO-Link e o IO-Remoto são realidades consolidadas para indústrias de qualquer porte. De fato, ambos tem ajudado muitas indústrias a reduziremos custos de produção e manutenção, diminuírem os desperdícios e ainda agilizarem a produção. Por isso, todo mundo deve ficar atento às oportunidades de instalar esse tipo de tecnologia.

Sendo assim, que tal falar agora mesmo com a EQUIPE DE ESPECIALISTAS DA DJP? Entre em contato e descubra como instalar soluções para redes industriais na sua fábrica. CLIQUE AQUI para conversar pelo WhatsApp agora mesmo ou, se preferir, CLIQUE AQUI e veja outras formas de entrar em contato. 

Fonte

Tags:,

Sobre o autor

DJP Automação
DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Open chat
Estamos à disposição!
Olá! Estamos aqui, precisando é só chamar...
Powered by