Manutenção pneumática em Ribeirão Preto e região

Manutenção pneumática em Ribeirão Preto e região

A DJP é especialista na manutenção pneumática industrial. Além disso, é distribuidora autorizada Parker nessa área.

A manutenção pneumática industrial, seja preventiva ou corretiva, deve ser realizada somente por pessoal especializado. Da mesma forma, é preciso utilizar apenas componentes de alta qualidade. Afinal, erros nos procedimentos ou o uso de peças de má qualidade podem comprometer seriamente todo o equipamento.

EQUIPAMENTOS PNEUMÁTICOS

Os equipamentos pneumáticos funcionam a partir do ar atmosférico comprimido. Esse ar é gerado no compressor e segue por tubulações até chegar às ferramentas, cilindros e outros equipamentos que alimenta. CLIQUE AQUI e leia mais sobre o funcionamento dos equipamentos pneumáticos.  

Os equipamentos pneumáticos são famosos pela facilidade e baixa necessidade de manutenção. Ainda assim, é preciso ficar atento aos componentes como cilindros, válvulas, vedações e conexões. Afinal, o correto funcionamento desses componentes interfere diretamente na eficiência e na vida útil do equipamento como um todo.

Tem dúvidas sobre pneumática industrial? CLIQUE AQUI e veja a resposta para 40 perguntas sobre o tema.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Assim como em qualquer outro tipo de equipamento industrial, a manutenção preventiva é essencial nos equipamentos pneumáticos.

Levando isso em conta, é fato que alguns cuidados são primordiais para que pequenos defeitos não se tornem problemas maiores que venham a comprometer seriamente todo o sistema em médio e longo prazo.

Sendo assim, entre os principais cuidados a serem tomados no dia a dia estão:

  • Verificar o nível de óleo;
  • Verificar a fixação dos componentes como, por exemplo, os cilindros;
  • Avaliar as vedações e a presença de possíveis vazamentos;
  • Drenar os filtros diariamente para evitar a saturação;
  • Manter os equipamento limpos e protegidos de impurezas, pancadas e elementos corrosivos.

Além disso, vale mencionar que um projeto adequado também é fundamental para garantir o correto funcionamento do sistema. Nesse sentido, a distribuição do ar possui um papel fundamental. Sem dúvida, dimensionar corretamente a rede de ar comprimido é muitíssimo importante.

Por fim, é fato que o ar comprimido precisa de uma boa preparação para realizar suas funções corretamente. Ou seja, é preciso remover as impurezas e a umidade a fim de evitar a corrosão nos componentes. Dessa forma, é de suma importância ficar atento aos filtros, reguladores e lubrificadores, substituindo-os nos prazos pré-determinados ou sempre que necessário.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

De um modo geral, as principais causas que levam a necessidade de manutenção corretiva em sistemas pneumáticos industriais são a contaminação, válvulas mal lubrificadas, sistema operando em altas temperaturas, atuadores danificados e vedação ineficiente. Essas causas podem interferir em cada componente de maneira individual ou no sistema como um todo. No que se refere a cada componente, os principais problemas são:

Cilindro pneumático:  Os maiores problemas nos cilindros estão relacionados à contaminação, esforços fora do eixo, falta de lubrificação e sobrecarga.

Válvula pneumática:  Costumam apresentar problemas devido a falta de lubrificação, sujeira ou solenoide queimado.

Preparação de ar:  Filtros, lubrificadores ou reguladores funcionando incorretamente contribuem com a contaminação do ar, podendo gerar prejuízos em todo o sistema.

Vedações e conexões pneumáticas:  Vedações ou conexões danificadas podem ocasionar vazamentos que geram perdas de pressão ou mesmo a contaminação do ar.

MANUTENÇÃO PREDITIVA

Os equipamentos pneumáticos não estão de fora do contexto da Indústria 4.0. Com toda a certeza, a pneumática está acompanhando as inovações e, consequentemente, nesse cenário, apresenta soluções de manutenção preditiva. De fato, sensores permitem gerenciar parâmetros e processos dos equipamentos permitindo identificar antecipadamente possíveis problemas. CLIQUE AQUI e leia mais sobre a pneumática digitalizada.

MANUTENÇÃO PNEUMÁTICA ESPECIALIZADA

A DJP é Distribuidora Autorizada Parker na área pneumática industrial. VEJA AQUI todas as soluções disponibilizadas. Além disso, conta com ferramental e profissionais altamente capacitados para realizar a manutenção em cilindros, válvulas e outros componentes pneumáticos. Fale agora mesmo com a EQUIPE DE ESPECIALISTAS DA DJP. CLIQUE AQUI para conversar pelo WhatsApp agora mesmo ou, se preferir, veja outras formas de entrar em contato. 

Sobre o autor

DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário