fbpx

Pneumática e Indústria 4.0

Pneumática e Indústria 4.0

Pneumática e Indústria 4.0 são temas que tem sim tudo a ver, afinal a automação pneumática industrial está cada vez mais conectada e digitalizada.

A Pneumática já é usada faz tempo em sistemas de automação industrial. De fato, ela oferece uma série de vantagens como baixo custo, segurança, limpeza, entre outros. Agora, no contexto da Indústria 4.0, a dúvida que fica é a seguinte: será que é possível aplicar as novas tecnologias relacionadas à Quarta Revolução Industrial nos equipamentos pneumáticos? É essa a pergunta que a Equipe de Especialistas da DJP responde neste artigo. Confira!

NOVAS SOLUÇÕES

Já houve um tempo em que os equipamentos pneumáticos correram risco de serem substituídos por equipamentos elétricos. Porém, o surgimento de novas soluções e a busca por novos mercados garantiram e até aumentaram a competitividade da automação pneumática. Entre as soluções destacam-se:

Mas, será que a pneumática está acompanhando as inovações ligadas à Indústria 4.0? Sem dúvida nenhuma, a resposta é afirmativa. Seja no que se refere às redes industriais, coleta de dados, diagnósticos ou sistemas de controle embarcado, a pneumática industrial já está totalmente integrada à Quarta Revolução Industrial. De fato, já é possível encontrar no mercado brasileiro diversas soluções pneumáticas com a tecnologia necessária para migrar para a Indústria 4.0.

Válvulas com comunicação IO-Link por exemplo já fazem parte da nossa realidade. Da mesma forma, sensores já podem ser agregados para produzir uma série de dados.

PNEUMÁTICA DIGITALIZADA

A união de componentes pneumáticos e eletrônicos cria o que podemos chamar de pneumática digitalizada. Tal conceito garante uma operação mais inteligente, permitindo gerenciar de forma remota todos os parâmetros e processos tanto dos equipamentos, quanto da fábrica como um todo. Sem dúvida, isso garante maior eficiência energética, redução nas paradas para manutenção, maior produtividade, entre outras vantagens.

Por fim, a tendência para os equipamentos pneumáticos é que a evolução continue no sentido da Indústria 4.0, sempre com foco em melhorar a produtividade. Sem dúvida, levando tudo isso em conta, os resultados são bastante promissores.

A DJP é Distribuidora Autorizada Parker na área pneumática industrial. Clique aqui para ver as soluções disponíveis. Se preferir, fale agora mesmo com a EQUIPE DE ESPECIALISTAS DA DJP. CLIQUE AQUI para conversar pelo WhatsApp agora mesmo ou, se preferir, CLIQUE AQUI e veja outras formas de entrar em contato. 

Sobre o autor

DJP Automação
DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Open chat
Estamos à disposição!
Olá! Estamos aqui, precisando é só chamar...
Powered by