fbpx

Sensores industriais – 5 benefícios em utilizá-los

Sensores industriais – 5 benefícios em utilizá-los

Inegavelmente, os sensores industriais possuem uma importância estratégica na indústria moderna. Mas, na prática, quais benefícios eles oferecem? Descubra neste artigo.

A Balluff é uma firma quase centenária, que é pioneira na área de sensores industriais. Inclusive, caso tenha interesse, você pode ler a história completa dessa incrível empresa clicando aqui. Outra informação importante, é que há 20 anos (desde a nossa fundação) a DJP distribui os sensores da Balluff.

Ok, mas, porque estamos falando isso? Bem, é que desse modo podemos falar com exatidão para você o quanto os sensores ganharam importância nesse período. De fato, eles deixaram de ser um artigo de luxo, presente apenas em grandes fábricas, para se tornar algo essencial, independentemente do porte da indústria.

Mas, porque isso ocorre? Quais os reais benefícios em utilizar sensores industriais? É sobre isso que, baseado num artigo produzido pela Balluff, falaremos nas linhas a seguir…

1. QUALIDADE DOS PRODUTOS

Primeiramente, os diversos tipos de sensores possibilitam um controle de qualidade muito mais rigoroso. De fato, a partir da detecção/medição da pressão, temperatura, distância, entre outros parâmetros, os sensores industriais conseguem garantir o padrão de qualidade.

Afinal, ao monitorar os processos de forma precisa, eles garantem a redução de falhas que comprometem a qualidade final do produto. Da mesma forma, eles são muito úteis também para garantir o cumprimento de normas industriais específicas (como por exemplo, as normas de higiene no setor de alimentação).

2. MAIOR SEGURANÇA

Além de prejudicar a saúde dos colaboradores, acidentes de trabalho causam uma série de prejuízos materiais, podendo levar, até mesmo, a parada total da produção. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o 4° país no mundo onde mais ocorrem acidentes de trabalho. Nesse sentido, os sensores aparecem como grande aliado no papel de reduzir o número de acidentes.

Em conjunto com outros componentes, os sensores conseguem não só emitir alertas sonoros e luminosos, mas também monitorar e interromper processos, caso haja algo errado. Sem dúvida os sensores são importantíssimo para evitar prejuízos à saúde dos colaboradores e também às máquinas de toda a fábrica.

3. AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

Com toda a certeza, os sensores são capazes de aumentar a produtividade, tanto da máquina, quanto da equipe. Afinal, os sensores automatizam o monitoramento dos equipamentos, aumentando a velocidade e a eficiência desse tipo de trabalho. Além disso, eles são muito úteis ao alertar em caso de problemas que venham a ocasionar paradas na produção.

4. MAIOR ECONOMIA

Ao alavancar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a segurança, os sensores industriais naturalmente ajudam a empresa a reduzir custos. Importante mencionar, que eles também são muito úteis na redução do desperdício de matéria-prima, energia elétrica e água. Dessa forma, os sensores estão diretamente ligados à competitividade do negócio, possibilitando menores custos de produção e manutenção.

Além disso, ao integrar os sensores à tecnologia IO-Link, por exemplo, é possível coletar, transmitir, armazenar e analisar uma série de dados muito úteis para a definição de estratégias inteligentes para o negócio.

5. INDÚSTRIA 4.0

A Quarta Revolução Industrial está aí e quem não se adaptar ficará para trás. Nesse sentido, os sensores industriais tem um papel fundamental, funcionando como porta de entrada para a IIoT (Internet Industrial das Coisas). Clique aqui e leia mais sobre esse assunto.

Agora que você já sabe a importância dos sensores industriais, dê um passo além, CLIQUE AQUI E VEJA OS SENSORES DISPONIBILIZADOS PELA BALLUFF

Por fim, caso precise utilizar qualquer tipo de sensor na sua indústria, lembre-se de antes falar com a EQUIPE DE ESPECIALISTAS DA DJP.

Fonte: Balluff

Sobre o autor

DJP Automação
DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Open chat
Estamos à disposição!
Olá! Estamos aqui, precisando é só chamar...
Powered by