fbpx

Tecnologia de conexão a mola Wago

Tecnologia de conexão a mola Wago

A Wago inventou tecnologias de conexão que servem de padrão para o mercado até hoje, como é o caso da tecnologia de conexão a mola. Leia o artigo e saiba mais!

A tecnologia de conexão a mola é só uma entre as muitas inovações com a marca Wago. Porém, sem dúvida, é uma das mais impactantes. Afinal, desde 1951 (ano em que foi inventada) até hoje, esta tecnologia provou-se indiscutivelmente a melhor opção, tornado-se, inclusive, um padrão de mercado.

WAGO

De fato, desde sua fundação (também em 1951), a Wago tem se tornado sinônimo de conexões elétricas. Sem dúvida, isso é fruto do espírito inovador da empresa — responsável por criar, além da conexão a mola, muitas outras soluções de alto impacto no mercado. Só para exemplificar, hoje são mais de 100 mil itens disponíveis com a marca Wago.

Da mesma forma (só para ter uma ideia da importância da empresa), na Alemanha — país de origem da marca e um dos mercados mais importantes e exigentes do mundo — sua participação de mercado na área de conexões elétricas chega à incríveis 90%. Isso, por si só, já prova que a qualidade Wago é realmente indiscutível.

Enfim, clicando aqui você poderá conhecer melhor a história da Wago e de como ela se tonou referência não só na área de conexões elétricas, mas também, na fabricação de CLPs (Controle Lógico Programável) e sistemas I/O remotos.

CONEXÃO A MOLA

O que é conexão a mola?

A conexão a mola é uma tecnologia desenvolvida pela Wago que utiliza uma mola, ao invés do parafuso, para manter a pressão de contato nas conexões de componentes elétricos. Assim sendo, conforme verá a seguir, garante uma série de vantagens.

A conexão a mola foi inventada no longínquo ano de 1951, quando os primeiros blocos de terminais com esta tecnologia foram apresentados na feira de Hannover. No entanto, devido à falta de qualidades dos materiais disponíveis na época, os grampos baseados neste princípio não puderam ser fabricados imediatamente em larga escala.

Porém, a ideia de conexões sem parafusos — apropriadamente chamadas de conexões a mola — aos poucos foi sendo desenvolvida e colocada em prática. Com o tempo, tal tecnologia se mostrou tão eficiente que acabou se tornando um padrão mundialmente reconhecido no setor. De fato, foi esta tecnologia uma das responsáveis por transformar a Wago numa gigante da área de conexões elétricas.

Desde cedo, a conexão a mola se mostrou disparadamente como a melhor opção. Afinal, ela simplifica a conexão de condutores elétricos, reduz custos e torna as conexões elétricas muito mais seguras.

VANTAGENS

Com toda a certeza, são muitas as vantagens em utilizar a tecnologia de conexão a mola desenvolvida pela Wago, entre elas:

1. É LIVRE DE MANUTENÇÃO

Ao contrário da conexão a parafuso, a conexão a mola não exige uma rotina para reapertos ou verificação das conexões.

2. ECONOMIZA TEMPO

Segundo estudos, a tecnologia de conexão a mola da Wago reduz em até 75% o tempo de conexão se comparado às conexões manuais a parafusos.

3. É IMUNE ÀS VARIAÇÕES DE TEMPERATURA

É fato que o aquecimento e o resfriamento expandem e contraem os elementos, variando a pressão de contato e deformando o fio. Nesse sentido, a conexão a mola ajusta-se automaticamente para fixar os condutores e compensar as mudanças de dimensões dos mesmos. Dessa forma, ao contrário da conexão a parafuso, não exige reapertos frequentes.

4. É MUITO MAIS CONFIÁVEL

Afinal, a eficiência e durabilidade da tecnologia de conexão a mola da Wago independe do montador ou das ferramentas utilizadas.

5. POSSUI MAIOR RESISTÊNCIA

A tecnologia de conexão a mola Wago recebeu aprovação em teste de vibração para a IEC/EN60068-2-6. Além disso, passou no teste de impacto para a IEC/EN60068-2-27 e para aplicações metroferroviárias IEC/EN61373.

6. MELHOR INVESTIMENTO

Sem dúvida, por todas as suas vantagens, a tecnologia de conexão a mola Wago oferece a melhor relação custo benefício.

7. OFERECE CONEXÃO MAIS SEGURA

Além de oferecer uma pressão correta para a condutividade elétrica, a tecnologia a mola garante também uma pressão de retenção do condutor muito acima do que é exigido por norma, ou seja, “o fio não solta”.

8. É MAIS VERSÁTIL

A tecnologia de conexão a mola Wago aceita todos os tipos de condutores.

9. ECONOMIZA ESPAÇO

A conexão a mola permite o desenvolvimento de produtos compactos e de fácil manuseio. Sem dúvida, a tecnologia de conexão a mola Wago oferece muito mais opções em menos espaço.

10. OFERECE MAIS ROBUSTEZ NAS CONEXÕES

De acordo com a IEC/EN60947-7-1, para teste de curto-circuito deve ser aplicada uma corrente de 120A por mm2; durante o período de 1 segundo. Desse modo, as conexões elétricas feitas com a tecnologia de conexão a mola Wago passam neste teste com folga, sem danos ou diminuição de sua função.

APLICAÇÕES

Entre outras aplicações, o design compacto permite, por exemplo, a construção de bornes e conectores com menores dimensões, economizando espaço no painel. Só para ter uma ideia, em conjunto com os bornes da linha Topjob®S (também da Wago) é possível economizar até 30% do espaço se comparado aos bornes convencionais. Além disso, os bornes com tecnologia de conexão a mola dispõem também de vários andares, permitindo até 16 pontos de contato em um único conector.

Existem alguns tipos de conexão a mola utilizados pela Wago, cada um com as suas especificações e indicações, confira:

Mola CAGE CLAMP®

A mola CAGE CLAMP® desenvolvida pela Wago é o padrão para as conexões elétricas em todo o mundo:

Tecnologia de conexão a Mola CAGE CLAMP - Wago

Ideal para fios rígidos, semirrígidos e flexíveis de 0,08 a 35mm2.

Mola Push-in CAGE CLAMP®

Permite a conexão inserção direta de fios rígidos.

Tecnologia de conexão a Mola PUSH-IN CAGE CLAMP - Wago

Para fios rígidos, semirrígidos e flexíveis de 0,14 até 25mm2. Além disso, podem ser conectadas com inserção direta (somente para fios rígidos ou condutores com terminais) ou via abertura e fechamento da mola.

Conexão PUSH WIRE®

O sistema de conexão PUSH WIRE® usa a rigidez do conector para compensar a força de fixação para inserção. O PUSH WIRE® é usado principalmente em conectores de caixas de distribuição.

PUSH WIRE - Wago

Ideal para conectar condutores rígidos e flexíveis. A rigidez do condutor é usada para compensar a força de fixação pela simples inserção do condutor na unidade.

Power CAGE CLAMP

O sistema de conexão com POWER CAGE CLAMP oferece a força de fixação ideal para condutores de grandes bitolas – 185 mm⊃2;.

POWER CAGE CLAMP - Wago

Variação de bitolas de condutor: 10 … 185 mm⊃2; (8 AWG … 350 kcmil);

A aba de travamento mantém a fixação aberta para a fácil terminação do condutor – ideal para a fiação de circuitos trifásicos.

WAGO É NA DJP

Quando se tratam de aplicações industriais, é preciso muito conhecimento e experiência para indicar a melhor solução de acordo com a sua necessidade. Ou seja, a solução que resultará no melhor desempenho e na maior produtividade, pelo menor preço. Da mesma forma, a solução que reduzirá o tempo de máquina parada e os custos de manutenção.

Portanto, é necessário contar com a instrução de quem entende do assunto. Nesse sentido, pode contar com a EQUIPE DE ESPECIALISTAS DA DJP. Seja no fornecimento do componente elétrico (bornes, relés, disjuntores etc) ideais para sua indústria ou de soluções em automação (como CLP´s, I/O remotos etc), a DJP pode auxiliar você na escolha perfeita. A DJP possui 20 anos de experiência na área e é Distribuidora Wago. Sendo assim, clique aqui para conferir os produtos Wago disponibilizados pela DJP tanto na área de conexões elétricas como na área de automação. Se preferir, clique aqui e fale diretamente com a EQUIPE DE ESPECIALISTAS DA DJP.

Fonte: Wago

Sobre o autor

DJP Automação
DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Open chat
Estamos à disposição!
Olá! Estamos aqui, precisando é só chamar...
Powered by