fbpx

Wago – CLPs, Bornes, Disjuntores, I/O Remotos, Relés

Conheça a história da Wago, companhia alemã que oferece inúmeras soluções elétricas e de automação, muito úteis e vantajosas para vários tipos de aplicações industriais.

Wago - Produtos

A DJP Automação tem orgulho em ser distribuidora autorizada da Wago. Dessa forma, seja na linha de conexões elétricas ou automação, oferece diversos produtos da marca, como: CLPs (Controle Lógico Programável), bornes (de andares, seccionados, de aferição etc), disjuntores eletrônicos, I/O remotos, relés (slim e reversíveis), conectores de emenda, switches industriais, entre outras soluções. Assim sendo, neste artigo, você poderá conhecer melhor a história dessa empresa que é sinônimo de conexões elétricas e CLPs: a Wago.

DJP E WAGO

Com mais de 20 anos de história — trabalhando com automação industrial — a DJP entende muito bem como aplicar cada um desses componentes citados acima em instalações industriais. De fato, quando se trata de aplicações industriais, cada detalhe pode fazer toda a diferença no desempenho do equipamento e, consequentemente, em toda a produção. Desse modo, ao adquirir componentes elétricos ou de automação para a sua indústria não basta simplesmente escolher, é preciso entender a melhor forma de aplicá-los de acordo com a sua necessidade. É por isso que DJP coloca à sua disposição uma verdadeira EQUIPE DE ESPECIALISTAS altamente experiente e capacitada. Afinal, somente dessa forma é possível garantir o fornecimento da melhor solução para a sua indústria. Sendo assim, caso precise de algum produto Wago, não hesite em antes entrar em contato para tirar todas as suas dúvidas com a EQUIPE DE ESPECIALISTAS da DJP.

Mas, enfim, você conhece a história da Wago? Assim como foi feito com a Parker — outra companhia da qual a DJP é distribuidora — contaremos um pouco da história dessa incrível empresa. Caso ainda não tenha lido, clique aqui para conhecer a história da Parker, já para conhecer um pouco mais a história da Wago Kontakttechnik, continue lendo este artigo.

HISTÓRIA

A WAGO Kontakttechnik GmbH & Co. KG é uma companhia alemã fundada em 1951 na cidade de Minden, no noroeste do país. Idealizada por Friedrich Hohorst e Heinrich Nagel, ela começou como uma empresa familiar e hoje está presente nos 5 continentes, em mais de 80 países, onde emprega mais de 7500 pessoas.

O COMEÇO DE TUDO

A WAGO foi fundada em 27 de abril de 1951 como WAGO Klemmwerk GmbH. Os fatos que precederam a fundação da empresa tem relação com o registro da primeira patente. De fato, já em 1951, foi desenvolvida uma inovadora tecnologia de conexão a mola que perdura até os dias de hoje. Sendo assim, os primeiros blocos de terminais com essa tecnologia foram apresentados com sucesso, ainda em 1951, na feira de Hannover.

Porém, devido à falta de qualidades dos materiais disponíveis na época, os grampos baseados neste princípio não puderam ser fabricados imediatamente. No entanto, a ideia de conexões sem parafusos — apropriadamente chamadas de conexões a mola — aos poucos foi sendo desenvolvida e colocada em prática. Com o tempo, tal tecnologia se mostrou tão eficiente que acabou se tornando um padrão mundialmente reconhecido no setor.

TECNOLOGIA DE CONEXÃO A MOLA
Wago - Conexão a mola

Criada pela Wago em 1951, essa tecnologia desde cedo se mostrou disparadamente como a melhor opção no mercado. Afinal, ela simplifica a conexão de condutores elétricos, reduz custos e torna as conexões elétricas muito mais seguras. Dessa forma, essa tecnologia foi a principal impulsionadora do sucesso da Wago. De fato, tanto é assim, que desde aquela época até hoje, a tecnologia de conexão a mola se tornou um tipo de padrão da indústria, sendo utilizado até mesmo por outros provedores. Entre suas principais vantagens estão:

  • Livre de manutenção;
  • Economia de tempo;
  • Imune as variações de temperatura;
  • Confiabilidade;
  • Conexão mais segura;
  • Versatilidade;
  • Economia de espaço;
  • Robustez nas conexões;
  • Maior resistência;
  • Melhor investimento.
CRESCIMENTO

Desde o início, a empresa se aproveitou de seu espírito pioneiro para crescer. Nesse sentido, o impulso inicial foi dado pela conexão a mola, porém não parou por aí. Com o tempo, a empresa passou a ser administrada por Wolfgang Hohorst, que também registrou diversas patentes inovadoras que aumentaram ainda mais a relevância da marca Wago. Na área de automação, por exemplo, os CLPs (Controle Lógico Programável) e sistemas I/O remoto da Wago atingiram altíssimos níveis de excelência, tendo contribuído fortemente com o processo de automatização das indústrias mundo afora. Hoje, o filho de Wolfgang, Sven Hohorst é quem dirige a companhia.

ESTRUTURA
Wago - Sede

A Wago produz a partir de sua sede em Minden (Alemanha) desde 1951, tendo se expandido pelo mundo no decorrer do século XX. Hoje, possui fábricas em Roissy (França – desde 1971), em Domdidier (Suíça – desde 1977), em Milwaukee (EUA – desde 1979), em Sondershausen (Alemanha – desde 1990), em Tóquio (Japão – desde 1990), em Delhi (Índia – desde 1995), em Tianjin (China – desde 1997) e Wroclaw (Polônia – desde 1997). Da mesma forma, possui representações em mais de 80 países, nos 5 continentes, garantindo um faturamento médio de quase 950 milhões de euros ao ano.

Vale destacar também, que a Wago conta com um estoque central totalmente automatizado, em Sondershausen, na Alemanha. Este estoque tem capacidade para distribuir até 4 mil pedidos diariamente para todo o planeta.

Atualmente, a empresa é certificada de acordo com a ISO 14001 e ISO 9001, além da IRIS e conta com mais de 100 mil itens disponíveis distribuídos entre as divisões de conexões elétricas e automação. Sem dúvida, este extenso portfólio garante a participação nos mais variados segmentos, como industrial, automotivo, metroferroviário, iluminação, entre outros.

Por fim, só para você ter uma ideia da relevância da empresa e da qualidade de seus produtos, em seu país de origem (Alemanha), ela é líder de mercado em conectores elétricos, com incríveis 90% de market share.

WAGO NO BRASIL

Wago - Brasil

A Wago está presente no Brasil desde 2005 e inaugurou sua sede própria em 2017, na cidade de Jundiaí. A partir daí, triplicou sua capacidade de estoque e de produção de montagem de réguas de bornes. Além disso, já prevê a ampliação no futuro. A estrutura atual conta com centro de treinamento, showroom, suporte técnico especializado, atendimento comercial e áreas administrativa e financeira com possibilidade de expansões que comportem até 1.000 colaboradores.

OUTROS PRODUTOS DE DESTAQUE

A Wago é particularmente conhecida por seus bornes e conectores de emenda, em particular a série 273 ou seu sucessor 2273, além dos CLPs. Para ver todos os produtos Wago, distribuídos pela DJP, clique aqui.

Fontes: Site da Wago, Investe.sp e Wikipedia

Open chat
Estamos à disposição!
Olá! Estamos aqui, precisando é só chamar...
Powered by