CLP e Indústria 4.0

CLP e Indústria 4.0

CLP e Indústria 4.0 são temas que tem tudo a ver. Afinal, os controladores estão diretamente relacionados ao processo de automação industrial e digitalização das fábricas.

Mas, como este importante componente pode ser aplicado em prol da quarta revolução industrial? É o que mostramos neste artigo.

O QUE É CLP

Em suma, o Controle Lógico Programável – CLP é um computador programado para realizar determinadas funções durante o processo de automação industrial. Caso queira saber mais sobre o CLP, clique aqui e leia o artigo completo.

CLP E INDÚSTRIA 4.0

Funcionando como um computador que controla o processo de automação industrial, obviamente, o CLP tem um papel fundamental na aplicação de tecnologias relacionadas à Indústria 4.0. Apesar disso, é importante mencionar que nem todos os CLP’s vem com tecnologia embarcada para executar tarefas ligadas à Indústria 4.0. Desse modo, no cenário atual, é preciso ficar atento para fazer a escolha certa, uma vez que componentes sem esse tipo de função devem fica rapidamente obsoletos.

Nesse sentido, vale citar os modelos de CLP’s da WAGO como exemplo. Já que eles oferecem recursos que servem muito bem para digitalizar uma fábrica e torna-la mais inteligente.

Os controladores da WAGO são compostos por um hardware poderosíssimo capaz de exercer com perfeição não só tarefas de automação, mas também tarefas ligadas a tecnologia da informação. Desse modo, são perfeito para a aplicação de tecnologias como big data e o IoT, além de serem ótimos na conexão máquina-máquina. Da mesma forma, os controladores da WAGO se destacam por serem fáceis de programar e por garantirem a proteção dos processos de automação.

CLP’s WAGO

CLP e Indústria 4.0

Por fim, os clientes que optam pelos CLP’s da WAGO têm à disposição um suporte total e especializado da EQUIPE DE ESPECIALISTAS DA DJP.

COMO OS CLP’s DA WAGO SE ADEQUAM À INDÚSTRIA 4.0?

De um modo geral, toda a linha de CLP’s da WAGO garante perfeito processamento e disponibilidade. Da mesma forma, graças ao seu processamento extremamente alto, inúmeras interfaces de rede, design compacto e alta confiabilidade, os controladores da WAGO (CLP’s) oferecem também as condições perfeitas para aplicações de IIoT. De um modo geral, entre as vantagens oferecidas pelos controladores para a Indústria 4.0 estão:

  • São programáveis com CODESYS 3 e CODESYS 2.3v;
  • O CoDeSys permite que os softwares sejam desenvolvidos nas linguagens de programação (conforme a norma IEC 61131) CLP e CFC, além de oferecer programação orientada a objetos (OOP) e tecnologias de visualização;
  • São compatíveis com vários protocolos de rede de campo e padrões ETHERNET;
  • São compatíveis com o WAGO-I/O-SYSTEM 750, oferecendo o máximo de flexibilidade e variedade funcional;
  • Ideal para ambientes externos;
  • Possuem tecnologia de IOT, responsável por enviar dados do chão de fábrica e dos sistemas prediais diretamente para a nuvem de uma forma simples e transparente;
  • São incorporados com diversas funcionalidades de TI, como por exemplo: leitura e escrita em banco de dados sem a necessidade de licenças ou softwares extras, envio de e-mails e acesso web;
  • Suportam protocolos de telecontrol (DNP3, IEC 61850, IEC 60870) que controlam e conectam remotamente aplicações elétrica;
  • Funcionalidade de segurança incorporada.
CLP e Indústria 4.0

CONHEÇA MELHOR OS CONTRALADORES DA WAGO

Para conhecer melhor os CLP’s da WAGO e descobrir como eles podem ser aplicados na sua indústria, fale agora mesmo com a EQUIPE DE ESPECIALISTAS DA DJP.  CLIQUE AQUI para conversar pelo WhatsApp agora mesmo ou, se preferir, CLIQUE AQUI e veja outras formas de entrar em contato. 

Fonte

Sobre o autor

DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.