Indústria 4.0 e pandemia

Indústria 4.0 e pandemia

A relação entre Indústria 4.0 e pandemia ganhou destaque em recente pesquisa realizada pela CNI.

Infelizmente, muitos executivos brasileiros ainda encaram a Indústria 4.0 como um item de baixa prioridade. Pior ainda, outros tantos consideram a aquisição de tecnologias ligadas à Indústria 4.0 como um gasto e não como um investimento.

Sem dúvida, isso é um grande engano, já que na verdade trata-se de um ótimo investimento. Afinal, o retorno é praticamente garantido, uma vez que resulta no aumento da lucratividade e da competitividade das indústrias.

Esse retorno ficou cada vez mais claro no atual cenário de pandemia. De fato, quem já estava preparado tem conseguido resistir muito melhor a esses momentos de adversidade. Nesse cenário, muitas pessoas finalmente passaram a perceber a importância da Indústria 4.0 e, antes tarde do que nunca, começaram a correr atrás do prejuízo.

PESQUISA DA CNI CONFIRMA

Recentemente a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma pesquisa que comprova: empresas com tecnologias da indústria 4.0 estão enfrentando melhor a pandemia.

O estudo foi feito através do cruzamento de dados de empresas que já adotaram tecnologias da Indústria 4.0 com aquelas que ainda relutam em adotar. Nesse sentido, a conclusão é clara: os integrantes do primeiro grupo tem se saído bem melhor durante a crise. Confira alguns dados:

  • 54% das indústrias com tecnologias da Indústria 4.0 registraram um lucro igual ou superior ao período pré-pandemia. Esse índice cai para 47% em quem ainda não se adequou à modernidade;
  • A lucratividade é maior em 29% das empresas indústrias que adotaram quatro ou mais tecnologias da Indústria 4,0, caindo para 25% entre aquelas que não adotaram nenhum recurso;
  • Um dado curioso é que, entre as empresas que têm robótica avançada na linha de produção, 37% aumentaram o número de empregados.
  • De fato, no total 30% das indústrias que adotaram ao menos três tecnologias 4.0 aumentaram o quadro funcionários mesmo durante a crise, contra 22% entre aquelas que não adotaram.
  • Entre aquelas que utilizam sistemas de conexão máquina-máquina e sensores, os percentuais são de 32% e 30%.
  • Por fim, a pesquisa revelou que as tecnologias da Indústria 4.0 que mais impactam positivamente na lucratividade das empresas são os sistemas de conexão máquina-máquina, sensores, big data e inteligência artificial.

PERSPECTIVAS PARA 2021

As perspectivas para o pós-pandemia são muito mais promissoras para quem é Indústrias 4.0. Segundo a CNI, o otimismos é maior entre os executivos que já adoram novas tecnologias, para 63% deles o faturamento deve aumentar no próximo ano. No outro grupo, o índice é de 59%. Clique aqui e veja quais tecnologias devem se destacar em 2021.

OPORTUNIDADE

Sem dúvida, é fundamental estar atento à inúmeras possibilidades oferecidas pela Indústria 4.0. Da mesma forma, é preciso se adequar o quanto antes. A EQUIPE DE ESPECIALISTAS DA DJP pode ajudar você a entrar na era da Indústria 4.0. CLIQUE AQUI para conversar pelo WhatsApp agora mesmo ou, se preferir, veja outras formas de entrar em contato. 

Fonte

Sobre o autor

DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário