Indústria 4.0 e pandemia
A relação entre Indústria 4.0 e pandemia ganhou destaque em recente pesquisa realizada pela CNI.
Infelizmente, muitos executivos brasileiros ainda encaram a Indústria 4.0 como um item de baixa prioridade. Pior ainda, outros tantos consideram a aquisição de tecnologias ligadas à Indústria 4.0 como um gasto e não como um investimento.
Sem dúvida, isso é um grande engano, já que na verdade trata-se de um ótimo investimento. Afinal, o retorno é praticamente garantido, uma vez que resulta no aumento da lucratividade e da competitividade das indústrias.
Esse retorno ficou cada vez mais claro no atual cenário de pandemia. De fato, quem já estava preparado tem conseguido resistir muito melhor a esses momentos de adversidade. Nesse cenário, muitas pessoas finalmente passaram a perceber a importância da Indústria 4.0 e, antes tarde do que nunca, começaram a correr atrás do prejuízo.
PESQUISA DA CNI CONFIRMA
Recentemente a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma pesquisa que comprova: empresas com tecnologias da indústria 4.0 estão enfrentando melhor a pandemia.
O estudo foi feito através do cruzamento de dados de empresas que já adotaram tecnologias da Indústria 4.0 com aquelas que ainda relutam em adotar. Nesse sentido, a conclusão é clara: os integrantes do primeiro grupo tem se saído bem melhor durante a crise. Confira alguns dados:
- 54% das indústrias com tecnologias da Indústria 4.0 registraram um lucro igual ou superior ao período pré-pandemia. Esse índice cai para 47% em quem ainda não se adequou à modernidade;
- A lucratividade é maior em 29% das empresas indústrias que adotaram quatro ou mais tecnologias da Indústria 4,0, caindo para 25% entre aquelas que não adotaram nenhum recurso;
- Um dado curioso é que, entre as empresas que têm robótica avançada na linha de produção, 37% aumentaram o número de empregados.
- De fato, no total 30% das indústrias que adotaram ao menos três tecnologias 4.0 aumentaram o quadro funcionários mesmo durante a crise, contra 22% entre aquelas que não adotaram.
- Entre aquelas que utilizam sistemas de conexão máquina-máquina e sensores, os percentuais são de 32% e 30%.
- Por fim, a pesquisa revelou que as tecnologias da Indústria 4.0 que mais impactam positivamente na lucratividade das empresas são os sistemas de conexão máquina-máquina, sensores, big data e inteligência artificial.
PERSPECTIVAS PARA 2021
As perspectivas para o pós-pandemia são muito mais promissoras para quem é Indústrias 4.0. Segundo a CNI, o otimismos é maior entre os executivos que já adoram novas tecnologias, para 63% deles o faturamento deve aumentar no próximo ano. No outro grupo, o índice é de 59%. Clique aqui e veja quais tecnologias devem se destacar em 2021.
OPORTUNIDADE
Sem dúvida, é fundamental estar atento à inúmeras possibilidades oferecidas pela Indústria 4.0. Da mesma forma, é preciso se adequar o quanto antes. A EQUIPE DE ESPECIALISTAS DA DJP pode ajudar você a entrar na era da Indústria 4.0. CLIQUE AQUI para conversar pelo WhatsApp agora mesmo ou, se preferir, veja outras formas de entrar em contato.
Nenhum comentário