fbpx

AGOSTO AZUL: O mês de conscientização sobre a Indústria 4.0 no Brasil

AGOSTO AZUL: O mês de conscientização sobre a Indústria 4.0 no Brasil

O AGOSTO AZUL é uma campanha idealizada pela DJP Automação e pela INDUSTRIAL 4.0 com foco na conscientização sobre a Indústria 4.0 no Brasil, bem como da importância estratégica em adotar suas tecnologias

Agosto agora é o mês da conscientização sobre a Indústria 4.0 no Brasil. Afinal, a falta de conhecimento ainda é o maior desafio para a Indústria 4.0 decolar no país.

Sem dúvida, manter a indústria brasileira competitiva é vital para gerar os empregos e a riqueza que o nosso país tanto precisa. Sendo assim, é fato que HOJE, ISSO SÓ É POSSÍVEL COM A INDÚSTRIA 4.0

Sendo assim, é fato que o primeiro passo para manter a competitividade da nossa indústria é o conhecimento. É por isso que a DJP Automação — em parceria com a INDUSTRIAL 4.0 — lançou a campanha AGOSTO AZUL. Continue lendo para saber mais…

O FUTURO JÁ CHEGOU (E ESTAMOS ATRASADOS)

A Indústria 4.0 já é uma realidade e quem não se adequar ficará para trás. Nesse cenário, a situação do Brasil é preocupante, principalmente entre as pequenas e médias indústrias.

Com toda a certeza, a falta de informação leva a uma visão errada do que é a Indústria 4.0 ou mesmo ao total desconhecimento. A essa altura do campeonato, essa falta de informação é inadmissível, visto os prejuízos que a perda de competitividade no setor pode acarretar à nossa economia. Sendo assim, é preciso levar informação, quebrar preconceitos, formar opiniões embasadas. Somente dessa forma, as pessoas entenderão a importância de se movimentar rapidamente em direção às tecnologias da indústria 4.0.

Não, essas tecnologias não custam tão caro e são perfeitamente viáveis até mesmo para as menores indústrias. Aliás, esse é um dos principais preconceitos que apenas o conhecimento é capaz de quebrar. Além disso, os benefícios da Indústria 4.0 são incontáveis.

Segundo levantamento da ABDI, a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano.

DESAFIOS

O Brasil ocupa uma posição preocupante em termos de indústria:

  • A indústria representa apenas 10% do PIB, o menor número desde 1950;
  • O Brasil ocupa apenas a 69ª colocação no Índice Global de Inovação;
  • Entre 2006-2016 a produtividade da indústria no Brasil caiu mais de 7%;
  • No Índice Global de Competividade da Manufatura, o Brasil caiu da 5º posição em 2010 para a 29º posição em 2016.

Nesse sentido, a Indústria 4.0 pode ser a oportunidade para dar um salto e mudar de patamar. No entanto, existem muitos desafios a serem superados, o primeiro deles: a falta de conhecimento sobre o tema.

Estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que 57% das pequenas empresas desconhecem os pilares que representam as tecnologias relacionadas à Indústria 4.0.

A CAMPANHA

O AGOSTO AZUL é inspirado no sucesso das grandes campanhas da área da saúde (como o Outubro Rosa, por exemplo). A campanha foi idealizada pela DJP e pela INDUSTRIAL 4.0 – duas importantes fornecedoras de componentes para automação industrial em Ribeirão Preto e região. A expectativa é, a partir dela, levar mais conhecimento, especialmente para as pequenas e médias indústrias.

A partir daí, esperamos plantar uma semente que incentive os empresários a correrem atrás dessas novas tecnologias que, na maioria das vezes, custam muito menos do que eles imaginam”, afirma Dirceu Pivovar, da DJP Automação.

Com toda a certeza, somente aderindo às tecnologias da Indústria 4.0, será possível garantir a competitividade da indústria brasileira, o que certamente gerará empregos e riqueza para o país”, completa Eduardo Bianchese da INDUSTRIAL 4.0.

Por fim, a campanha pretende combater a falta de conhecimento sobre o tema, conscientizando os empresários da importância estratégica em aderir à Indústria 4.0. “Acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para incentivar uma maior adesão a essas novas tecnologias, especialmente entre as pequenas e médias indústrias”, finaliza Junior Sartor, também da INDUSTRIAL 4.0.

POR QUE AZUL

Tanto para os budistas tibetanos, quanto para os egípcios o azul é uma cor que denota sabedoria. Ou seja, tem tudo a ver com a ideia da campanha. Além disso, é uma cor ao mesmo tempo sóbria e sonhadora, que permite olhar para o futuro de maneira consciente e sábia.

CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO A MAIS DE 20 ARTIGOS SOBRE A INDÚSTRIA 4.0

Sobre o autor

DJP Automação
DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Open chat
Estamos à disposição!
Olá! Estamos aqui, precisando é só chamar...
Powered by