Como transformar a sua fábrica numa fábrica inteligente.

Como transformar a sua fábrica numa fábrica inteligente.

Apenas se tornando uma fábrica inteligente será possível se manter competitivo no contexto da Indústria 4.0. A boa notícia é que ainda dá tempo de largar na frente.

O carnaval passou e o ano definitivamente começou. Hora de colocar aqueles planos que você fez no ano novo em prática para valer . Isso vale para a vida pessoal e também para os negócios. No caso da indústria, isso não é diferente. Afinal, a cada ano que passa as coisas ficam mais modernas e a indústria 4.0 cada vez mais marca presença. Sendo assim, se você não quer ficar para trás, é hora de botar em prática algumas atitudes para tornar a sua fábrica mais inteligente.

Aliás, sobre isso, nossos amigos da Balluff escreveram um artigo muito interessante que resumimos aqui.

FÁBRICA INTELIGENTE

A fabricação inteligente consiste basicamente na coleta e interpretação de dados  —  sobre a produção e equipamentos da fábrica  —  em tempo real. Ou seja, na utilização de informações para encontrar uma série de questões que afetam a eficiência e os resultados da sua indústria. A implementação da fabricação inteligente traz uma série de benefícios, conforme citado no infográfico abaixo:

Todas essas grandes vantagens podem ser conseguidas através da modernização dos sistemas através do acréscimo de tecnologia. Para isso, basta contar com um fornecedor preparado para identificar e apresentar a você as melhores oportunidades.

ATRASO

Considerando que a maioria das indústrias brasileiras já estão atrasadas, ainda dá tempo de largar na frente. Segundo pesquisas, no Brasil, muitos dos fabricantes (especialmente os de pequeno porte) ainda têm pouca ou nenhuma visibilidade do status em tempo real de seus processos de fabricação. Além disso, uma porcentagem considerável utiliza equipamentos que estão muito além da vida útil.

Da mesma forma, metade dos fabricantes só reconhece problemas do sistema somente após uma falha. O que, no contexto da indústria 4.0, é simplesmente inadmissível. Sendo assim, é preciso tomar uma atitude.

Naturalmente, tornar sua fábrica inteligente tem um custo. Porém, se comparar o tempo de inatividade e avaliarmos o custo-benefício dos resultados esperados, sem dúvida vale muito a pena. Por fim, é preciso ter em mente que, para colocar as atividades em prática, é preciso um planejamento. Veja mais no infográfico abaixo:

A DJP é distribuidora autorizada Balluff.

Sobre o autor

DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário