Segurança na Indústria 4.0

Segurança na Indústria 4.0

A segurança na Indústria 4.0 é um tema que merece sim todo o destaque. Afinal, a adoção de novas tecnologias relacionadas à Quarta Revolução Industrial é capaz de reduzir significativamente o número de acidentes de trabalho.

Ao falarmos sobre segurança na Indústria 4.0 é preciso fazer um parêntese. Isso porque, o tema pode ser colocado de duas formas diferentes. Uma delas tem a ver com a conectividade e cibersegurança. De fato, uma vez que a Indústria 4.0 se constitui basicamente na coleta e troca de informações por meio de redes industriais, naturalmente é preciso garantir a segurança nesse fluxo de dados. Porém, neste artigo falaremos especificamente da segurança no que se refere a prevenção de acidentes de trabalho. Até porque, no dia 27/11 é celebrado o dia do Técnico em Segurança no Trabalho. Ou seja, para lembrar e homenagear essa profissão tão importante nas fábricas Brasil afora, vamos falar das oportunidades oferecidas pela Indústria 4.0 nesse sentido.

OPORTUNIDADES

Sem dúvida, a Indústria 4.0 disponibiliza diversos tipos de dispositivos capazes de aumentar a segurança no trabalho. A Balluff, por exemplo, aparece como uma excelente fornecedora de sensores industriais que podem ser aplicados com funções relacionadas à segurança dos trabalhadores.

Além disso, a própria automação elevada a um outro nível já é capaz de evitar que trabalhadores humanos sejam expostos a riscos de forma desnecessária.

SENSORES

Muitas tecnologias da Indústria 4.0 possibilitam uma análise de risco contínua, por exemplo, com o uso de sensores. Há, entre outras, a possibilidade de utilizar uma tecnologia aplicável às roupas ou equipamentos dos trabalhadores. Certamente, isso facilita o monitoramento em condições extremas. Da mesma forma, isso permite a manutenção preditiva capaz de identificar os problemas nos equipamentos antes que eles se tornem potencialmente perigosos para os trabalhadores. Por fim, este sensoriamento pode até mesmo ser utilizada para analisar os indicadores de saúde e bem-estar do trabalhador.

ROBÔS

A presença cada vez maior de robôs colaborativos é outro avanço que permite a redução no número de acidentes de trabalho. Especialmente na execução de tarefas mais perigosas.

Além disso, os robôs são muito úteis para executar tarefas repetitivas ou que exigem alguma força física. Como a pintura, soldagem e montagem, por exemplo. Sem dúvida, tal fato, além de promover o aumento da qualidade final do produto, diminui consideravelmente as lesões por esforços repetitivos, ou mesmo problemas musculares, esqueléticos e traumáticos mais sérios.

INDÚSTRIA 4.0 E NR 12

Logicamente, se o assunto é segurança no trabalho, no que se refere aos equipamentos, a NR 12 não deve ser deixada de lado. Com o avanço da Indústria 4.0 é possível que a NR 12 passe por algumas alterações conforme novas tecnologias forem surgindo. Portanto, é muito importante ficar atento às normas vigentes. Leia mais sobre a NR 12 clicando aqui.

NOVAS CARACTERÍSTICAS DOS TRABALHADORES

Obviamente, todos esses fatores devem provocar mudanças no comportamento dos trabalhadores. Profissionais mais especializados, inclusive na área de segurança do trabalho, serão exigidos. Nesse sentido, espera-se conhecimento e aptidão no trato com o mundo digital, bem como capacidade de análise e atualização contínua.

Na Indústria 4.0 os trabalhadores devem agir muito mais por iniciativa própria, afinal os trabalhos repetitivos e perigosos ficarão a cargo dos robôs. Nesse sentido, a capacidade analítica é fundamental para identificar ameaças e oportunidades no chão de fábrica e, da mesma forma, saber interpretar a torrente de dados que serão produzidos pelos sensores (inclusive com fins de segurança).

Enfim, para enfrentar os riscos e gerir os impactos das novas medidas de segurança, é preciso contar com profissionais altamente especializados. Nesse sentido, vale destacar que aqui na DJP contamos com uma verdadeira EQUIPE DE ESPECIALISTAS em automação industrial. Tal equipe pode direcionar você com precisão para as melhores soluções relacionadas à segurança da sua indústria. CLIQUE AQUI para conversar pelo WhatsApp agora mesmo ou, se preferir, CLIQUE AQUI e veja outras formas de entrar em contato. 

Fonte

Sobre o autor

DJP Automação
A DJP possui 20 anos de experiência na área de automação industrial. Através do blog compartilha com você um pouco do conhecimento adquirido em todos esses anos, principalmente na área de CLPs, sensores e pneumática industrial.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário